Ao longo dos anos uma das práticas que tem sido mantida na Associação são os Encontros Nacionais de Profissionais em Ciências da Educação, eventos que se realizam de dois em dois anos e que têm como objetivo reunir profissionais de diversas partes do país para debater temáticas pertinentes à nossa atuação e que variam de encontro para encontro.

O I Encontro decorreu em 2006, em Leiria, tendo como objetivo a Afirmação das Ciências da Educação, explorando ao longo dos painéis as diversas áreas em que estes profissionais atuam.

O II Encontro decorreu em Óbidos, em 2008, tendo como objetivo abordar as Trajetórias de profissionalização: Pela notoriedade dos profissionais da pedagogia e sendo a formalização da ANALCE como Membro da Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia. Neste encontro tentou realizar-se a primeira feira de saídas profissionais.

Analisada a adesão dos dois encontros, sentiu-se a necessidade de mudar a estratégia de organização: era urgente trazer os profissionais à Associação, sendo importante que estes refletissem sobre a sua atuação, funções e constrangimentos, quer como oradores, quer como plateia. Neste sentido, optou-se por reduzir o encontro a um dia e optar por um formato de jornadas, face ao objetivo ser a reflexão de, sobre e para profissionais.

Assim, em 2010, realizou-se em Cascais o III Encontro Nacional, que coincidiu com as I Jornadas de Profissionais em Educação e Ciências da Educação. Estas funcionaram com um número reduzido de profissionais, mas com muita qualidade de reflexão, marcando aquele que seria o arranque de uma estratégia profissional, de articulação com os profissionais e as suas respetivas necessidades.

As II Jornadas Profissionais (IV Encontro Nacional) realizaram-se em 2012, em Coimbra e tiveram como tema principal a análise das mudanças presentes, decorrentes de alterações estratégicas nacionais, de forma a pensar-se no futuro com uma estratégica adequada e sustentada numa equipa nacional e local.

Em abril de 2015 realizou-se um seminário nacional em Matosinhos, correspondendo às III Jornadas Profissionais, onde estiveram presentes diferentes especialistas da sociedade para pensar O papel das autarquias na educação, Pedagogia ou pedagogias – O sucesso dos alunos, A inovação social e a educação. Associado a estas jornadas, esteve também presente a Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia, onde se refletiu sobre O Perfil do Pedagogo no Sul da Europa.

As IV Jornadas Profissionais decorreram no Porto em 2016, sob a temática SER Ciências da Educação: soluções, emprego e reflexões.

Decorrente da reestruturação do programa de educação de adultos, foi realizado em Coimbra em 2016 o seminário Educação e Formação de Adultos, refletindo-se sobre Perfis, Competências e Atividades dos Profissionais nos novos Centros Qualifica.

Curioso(a) sobre os eventos ANALCE?

Brevemente teremos webinares, podcasts e outros eventos. Fique atendo às novidades.

Consulte o histórico de eventos realizados aqui.