Ao longo dos anos uma das práticas que tem sido mantida na Associação são os Encontros Nacionais de Profissionais em Ciências da Educação, eventos que se realizam de dois em dois anos e que têm como objectivo reunir profissionais de diversas partes do país, do sentido de debater temáticas pertinentes à nossa actuação, tendo objectivos claros de realização e que variam, de encontro para encontro.

O I Encontro decorreu em 2006, em Leiria, tendo como objectivo a Afirmação das Ciências da Educação, explorando ao longo dos painéis as diversas áreas em que estes profissionais actuam.

O II Encontro  decorreu em Óbidos, em 2008, tendo como objectivo abordar as Trajectórias de profissionalização: Pela notoriedade dos profissionais da pedagogia e sendo a formalização da ANALCE como Membro da Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia. Neste encontro tentou realizar-se a primeira feira de saídas profissionais, específica de para estes profissionais.

Analisada a adesão dos dois encontros, sentiu-se a necessidade de mudar a estratégia de organização, uma vez que era urgente trazer os profissionais à Associação, sendo importante que este reflectissem sobre a sua actuação, funções e constrangimentos, quer como oradores, quer como plateia. Neste sentido, optou-se por reduzir o encontro a um dia (uma vez que à 6ª feira é muito difícil de reunir profissionais face à respectiva ocupação profissional) e optar por um formato de jornadas, face ao objectivo ser – a reflexão de, sobre e para profissionais.

Assim, em 2010 realizou-se em Cascais o III Encontro Nacional, que coincidiu com as I Jornadas de Profissionais em Educação e Ciências da Educação. Estas funcionaram com um número reduzido de profissionais mas com muita qualidade de reflexão, marcando aquele que seria o arranque de uma estratégia profissional, de articulação com os profissionais e as suas respectivas necessidades.

As II Jornadas Profissionais ou seja, o IV Encontro Nacional vão realizar-se em Coimbra, em 2012, tendo como tema principal a análise das mudanças presentes, decorrentes de alterações estratégicas nacionais, de forma a pensar-se no futuro com uma estratégica adequada e sustentada numa equipa nacional e local. Este evento  encontra-se em fase de preparação e divulgação.