A ANALCE é assim Membro da Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia (FEPP), pelo que assume responsabilidades enquanto tal, contribuindo por isso para um desenvolvimento de trabalho a nível europeu. Assumido este compromisso, cumpre com as suas obrigações enquanto membro honorário e fundador, implicando por isso um reforço da sua actuação a nível nacional que vá ao encontro das exigências europeias.

Com esta parceria estratégica damos a hipótese aos licenciados que representamos de se identificarem no campo europeu como Pedagogos, sendo o nome profissional concertado entre todos os países que cá participam (sendo a margem das especificidades teóricas nacionais que nos mantêm firmemente nas Ciências da Educação e focando apenas a intervenção profissional).

Neste sentido, encontra-se a trabalhar num código deontológico próprio, em concordância com o europeu, evoluindo com bases sólidas para uma Associação Profissional.

Anualmente está presente numa reunião geral, no sentido de fazer um pronto de situação e planeamento do plano de trabalho.