Diferença entre Colégio e Associação Profissional

A ANALCE é uma associação nacional, que pretende evoluir para associação profissional. É nestes compromisso e estatuto que integrou a Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia. Neste âmbito, é importante contextualizar os outros países presentes. Em Espanha, com a descentralização, cada região/comunidade tem um colégio profissional de Pedagogos que reúne os pedagogos que se querem associar dessa comunidade. Estes colégios funcionam com a ambição de serem aquilo a que em Portugal designamos como ordens. Em Itália há uma Associação Nacional de Pedagogos, que se organiza como associação profissional.

De uma forma global, para uma profissão, é muito importante a ordem/associação/colégio que lhe está inerente, pelo que importa aumentar a nossa qualidade de actuação. A Associação deve funcionar como meio para chegar a uma ordem/colégio, sendo que há directrizes a nível europeu que valorizam as Associações Profissionais e as regularizam, pelo que é importante construir algo coeso com profissionais diversos. Seja a nível local, nacional ou europeia, importa ter em conta as directrizes que lhes são exigidas.

Estas directivas englobam questões como um código deontológico, a oferta de formação contínua para os profissionais representados, uma declaração de competências profissionais e devem certificar para a qualidade profissional, devendo por isso controlar a qualidade dos profissionais associados.